segunda-feira, 22 de dezembro de 2025
Ao vivo
Economia

Alckmin Anuncia Diálogo com China para Evitar Crise de Chips no Setor Automotivo Brasileiro

Vice-presidente destaca a importância da cadeia automotiva e as consequências do desabastecimento de chips.

Economia2 min de leitura
Alckmin Anuncia Diálogo com China para Evitar Crise de Chips no Setor Automotivo Brasileiro
Foto: Divulgação

Publicidade

Anuncie aqui

O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, anunciou na tarde deste sábado, 1º de novembro, que o governo da China abrirá "canais de diálogo" com o setor automotivo brasileiro. A medida tem como objetivo prevenir o desabastecimento de chips essenciais para a produção de veículos no país. O embaixador chinês no Brasil, Zhu Quingqiao, confirmou a abertura desse diálogo.

Alckmin ressaltou que a cadeia automotiva no Brasil emprega 1,3 milhão de trabalhadores e impacta diretamente outros setores, como siderurgia, química, plásticos e borracha. "Seguindo as orientações do presidente Lula, vamos manter o diálogo com nossos parceiros, criando empregos, renda e oportunidades compartilhadas", declarou o vice-presidente.

Na semana anterior, Igor Calvet, presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), havia alertado sobre uma possível crise no fornecimento de chips, o que afetaria todos os segmentos do setor automotivo, incluindo veículos leves, pesados e máquinas.

A questão do desabastecimento está ligada a tensões geopolíticas recentes. O governo da Holanda assumiu o controle da Nexperia, uma importante fabricante de semicondutores ligada a um grupo chinês, o que levou a China a impor restrições à exportação de componentes eletrônicos.