Alexandre de Moraes Agradece a Lula pela Retirada de Sanções dos EUA
Ministro do STF destaca vitória da democracia brasileira durante evento em São Paulo

O juiz Alexandre de Moraes expressou sua gratidão ao presidente Lula durante a inauguração do SBT News, realizada em São Paulo. "Agradeço ao presidente Lula. A verdade venceu hoje", afirmou Moraes na presença do chefe do Executivo brasileiro.
Durante seu discurso, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) destacou a conquista de uma "tríplice vitória": a do Judiciário, que permaneceu firme diante de ameaças; a da soberania nacional; e a da democracia. Em apoio a essa visão, Lula declarou que a suspensão das sanções financeiras dos Estados Unidos é benéfica tanto para o Brasil quanto para a democracia.
Na última sexta-feira, os Estados Unidos anunciaram a revogação das sanções que haviam sido impostas a Moraes, retirando seu nome do registro do Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros (OFAC). Essas sanções foram implementadas após o magistrado tomar medidas cautelares contra Jair Bolsonaro durante o julgamento que resultou na condenação do ex-presidente a 27 anos e três meses de prisão por tentativa de golpe.
A decisão do Departamento do Tesouro dos EUA foi fundamentada na Lei Magnitsky, que permite sanções a indivíduos envolvidos em corrupção e violações de direitos humanos. Além disso, o ex-presidente Donald Trump havia aumentado tarifas sobre produtos brasileiros em retaliação ao julgamento de Bolsonaro, mas Lula reafirmou que a soberania do Brasil não era negociável.
Com a condenação de Bolsonaro, os laços entre os Estados Unidos e o Brasil começaram a se restabelecer, com reuniões entre Lula e líderes americanos, resultando na retirada de tarifas sobre produtos como carne bovina e café.