
Carne bovina assada. Foto: Pixabay
Os preços da carne bovina estão em alta neste final de 2025, conforme indicam os dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).
A valorização da carcaça casada vem sendo impulsionada, principalmente, pelos aumentos nos preços do traseiro e da ponta de agulha, cortes mais demandados nessa época do ano, especialmente para churrascos. Por outro lado, o dianteiro, que inclui os cortes mais acessíveis, tem registrado valorização menor, comportamento típico deste período.
A análise da média dos cortes desossados mais consumidos em churrascos, como picanha, maminha e fraldinha, revela aumentos de 21,5%, 11,2% e 12,8% respectivamente, entre outubro de 2025 e a semana encerrada em 12 de dezembro, segundo pesquisas do Cepea.
Entretanto, o mercado de animais destinados ao abate enfrenta um resfriamento habitual próximo aos feriados. Especialistas apontam que muitas escalas de abate para o final do ano e início de janeiro já estão preenchidas, o que tem afastado alguns frigoríficos das compras.
Os pecuaristas também estão adotando uma postura mais cautelosa, seja porque já finalizou suas vendas para o ano, seja porque esperam preços mais altos em janeiro.