Atrasos na Entrega São as Principais Reclamações na Pré-Black Friday
Pesquisa revela que consumidores enfrentam problemas com promessas de frete rápido e propaganda enganosa.

SÃO PAULO, SP - Um levantamento realizado pelo Reclame Aqui revelou que os atrasos na entrega e a não entrega de produtos são as principais queixas dos consumidores na pré-Black Friday, representando 25,29% e 12,62% respectivamente das reclamações registradas.
O estudo, que analisou dados entre o meio-dia de quarta-feira (26) e as 15h de quinta-feira (27), destacou que as queixas mais comuns estão relacionadas a promessas de frete rápido, como "entrega em duas horas" ou "entrega no mesmo dia". Essa tendência se alinha a padrões observados em anos anteriores.
No terceiro lugar das reclamações, a propaganda enganosa foi citada por 9,33% dos consumidores. Muitos relatam que lojas anunciam preços atrativos que são alterados durante o processo de finalização da compra.
Outras queixas incluem problemas com estorno (6,71%), cancelamento (4,54%) e troca ou devolução de produtos (2,46%). A legislação brasileira assegura que consumidores têm até sete dias após a entrega para solicitar devoluções e reembolsos.
Além dessas questões, o Reclame Aqui também apontou um aumento nas reclamações sobre descontos "agressivos", que apresentam regras pouco claras, como limitações de valor e validade restrita a determinadas regiões, além de exigências de formas de pagamento que comprometem o benefício anunciado.
Edu Neves, CEO do Reclame Aqui, alerta: "Esses problemas iniciais servem de alerta tanto para consumidores quanto para empresas. É fundamental que os consumidores pesquisem e leiam atentamente as promoções antes de realizar uma compra. Já para as empresas, a Black Friday começa oficialmente amanhã, e ainda há tempo para corrigir eventuais falhas".