
O Bahia e o Botafogo já têm definidos seus oponentes na Pré-Copa Libertadores masculina de 2026, que oferece quatro vagas para a fase de grupos da competição. O Bahia fará sua estreia contra o clube chileno O'Higgins, enquanto o Botafogo enfrentará um time boliviano, que pode ser Blooming, Nacional Potosí ou The Strongest. O adversário do Botafogo será determinado no próximo final de semana, com o término do campeonato nacional boliviano. Os confrontos foram decididos em sorteio realizado na sede da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), em Luque, no Paraguai.
Os únicos representantes brasileiros na Pré-Libertadores, Bahia e Botafogo, jogarão na segunda fase eliminatória, com partidas programadas para as semanas de 18 e 25 de fevereiro. Se avançarem, os clubes disputarão a terceira e última fase entre 3 e 12 de março, junto a outras seis equipes. A competição conta com três fases, sendo que a primeira se inicia em 3 de fevereiro.
Para garantir sua presença na fase principal da Libertadores, tanto Botafogo quanto Bahia precisarão vencer duas partidas. Caso o Botafogo vença seu primeiro desafio, irá enfrentar o Argentinos Juniors (Argentina) ou um time do Equador (Barcelona ou LDU). Já o Bahia, se derrotar o O'Higgins, poderá encontrar um time boliviano (The Strongest, Blooming ou San Antonio Bulo Bulo), o Deportivo Táchira (Venezuela) ou o Tolima (Colômbia).
Além dos cinco times já garantidos na fase de grupos da Libertadores, que se classificaram pelo Campeonato Brasileiro (Flamengo, Palmeiras, Cruzeiro, Mirassol e Fluminense), o Brasil ainda contará com mais uma vaga destinada ao campeão da Copa do Brasil. A final entre Vasco e Corinthians ocorrerá no próximo domingo (21), às 18h (horário de Brasília), no Maracanã, no Rio de Janeiro.
As datas e horários exatos das partidas ainda serão anunciados pela Conmebol.
Confrontos da Pré-Libertadores
PRIMEIRA FASE - 3 a 12 de fevereiro
- Confronto 1: Representante da Bolívia (San Antonio Bulo Bulo, Blooming e The Strongest) x Deportivo Táchira (Venezuela)
- Confronto 2: Juventud (Uruguai) x Universidad Católica (Equador)
- Confronto 3: Alianza Lima (Peru) x 2 de Mayo (Paraguai)
SEGUNDA FASE - 17 a 26 de fevereiro
- S1: Guaraní (Paraguai) x classificado do confronto 2 da primeira fase
- S2: Tolima (Colômbia) x classificado do confronto 1 da primeira fase
- S3: Sporting Cristal (Peru) x classificado do confronto 3 da primeira fase
- S4: Representante do Equador x Argentinos Juniors (Argentina)
- S5: Representante da Bolívia (Blooming, Nacional de Potosí ou The Strongest) x Botaf