segunda-feira, 22 de dezembro de 2025
Ao vivo
Economia

Banco Central apresenta balanço da Agenda de Pesquisa 2021-2024

Economia2 min de leitura

Publicidade

Anuncie aqui

O Departamento de Estudos e Pesquisas (Depep) do Banco Central do Brasil fez um levantamento sobre a Agenda de Pesquisa do ciclo 2021-2024, que visa divulgar os temas dos estudos realizados nesse período. O relatório abrange três áreas principais: Macroeconomia, finanças e política monetária; Sistema Financeiro Nacional: eficiência, estabilidade e seus efeitos na economia real; e Inovação tecnológica.

"A Agenda foi um marco no desenvolvimento de estudos e pesquisas, promovendo transparência e ampliando o diálogo com a academia. O balanço deste ciclo demonstrou a relevância e o impacto da produção científica do BC", comenta Francisco Figueiredo, Chefe Adjunto do Depep.

No intervalo de 2021 a 2024, foram publicadas 217 produções, que incluem 67 Trabalhos para Discussão, 79 artigos científicos, 59 boxes em relatórios institucionais e 12 postagens no BC Blog. "Esses resultados confirmam o papel da pesquisa como uma ferramenta estratégica para o aprimoramento das políticas públicas sob a responsabilidade do BC", acrescentou Figueiredo.

As áreas de pesquisa e seus temas para o ciclo 2021-2024 estão ilustrados no infográfico abaixo:

Atualmente, o Depep está elaborando uma nova Agenda de Pesquisa para os anos seguintes, que será divulgada em breve.

Saiba mais sobre a Pesquisa no BC
A pesquisa realizada pelo BC é fundamental para embasar as políticas monetárias, de estabilidade financeira e de eficiência bancária, além de reforçar a reputação institucional. Os três temas mais relevantes atualmente são: Macroeconomia, finanças e política monetária; Sistema Financeiro Nacional: eficiência, estabilidade e seus efeitos na economia real; e Inovação tecnológica.

Os estudos do BC envolvem colaboradores de várias áreas e resultam em publicações frequentes em periódicos nacionais e internacionais. Saiba mais sobre os pesquisadores e suas publicações neste link.