segunda-feira, 22 de dezembro de 2025
Ao vivo
Economia

CNU 2025: Locais das Provas Discursivas Serão Divulgados Nesta Segunda-Feira

Candidatos poderão acessar informações a partir das 16h no site da FGV.

Economia2 min de leitura
CNU 2025: Locais das Provas Discursivas Serão Divulgados Nesta Segunda-Feira
Foto: Divulgação

Publicidade

Anuncie aqui

Os participantes da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2025) que foram aprovados na primeira fase do processo seletivo poderão consultar os locais das provas discursivas a partir das 16h de segunda-feira (1º), no horário de Brasília.

As informações estarão disponíveis no cartão de confirmação de inscrição, acessível no site da Fundação Getúlio Vargas (FGV), responsável pela organização do concurso. Para acessar, o candidato precisa inserir seu CPF e senha da plataforma Gov.br.

A aplicação das provas discursivas está marcada para o dia 7 de dezembro e ocorrerá em 228 cidades de todas as regiões do Brasil, seguindo o modelo da primeira fase, realizada em 5 de outubro.

Os cartões de confirmação são individuais e foram enviados aos 42.499 candidatos que se classificaram nas provas objetivas, cujos resultados foram divulgados em 12 de novembro, no site da FGV.

Além de fornecer os locais de prova, os cartões trarão informações como número de inscrição, data, hora e outros detalhes relevantes, incluindo a possibilidade de atendimento especializado ou uso do nome social, se necessário.

Embora não seja obrigatório, a FGV e o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) recomendam que os candidatos levem o cartão impresso no dia da prova.

Para os cargos de nível superior, a prova será composta por duas questões, cada uma valendo 22,5 pontos, totalizando 45 pontos. Já para os cargos de nível intermediário, os candidatos deverão elaborar uma redação dissertativo-argumentativa, com valor total de 30 pontos.

As avaliações terão um limite de 30 linhas e serão avaliadas com base em dois critérios: conhecimento específico (50% da nota total para nível superior) e domínio da língua portuguesa (50% para nível superior e 100% para nível intermediário).

A prova deve ser feita à mão, utilizando caneta esferográfica azul ou preta, e apenas o texto na folha definitiva será considerado para correção.

Os candidatos a cargos de nível superior realizarão a prova das 13h às 16h, enquanto os de nível intermediário farão a avaliação das 13h às 15h. Os portões serão fechados às 12h30, meia hora antes do início das provas.

O CNU 2025 oferece 3.652 vagas em 32 órgãos do governo federal, sendo 3.144 para cargos de nível superior e 508 para nível intermediário. O MGI informa que 2.480 das vagas são de preenchimento imediato e 1.172 para provimento em curto prazo após a homologação dos resultados.

Os cargos estão organizados em nove blocos temáticos, e os candidatos poderão se inscrever para diferentes funções dentro do mesmo bloco, definindo suas preferências.