segunda-feira, 22 de dezembro de 2025
Ao vivo
Política

Deputado Rodrigo Bacellar, presidente da Alerj, é detido pela Polícia Federal

Investigação investiga vazamento de dados sigilosos relacionados à Operação Zargun.

Política2 min de leitura
Deputado Rodrigo Bacellar, presidente da Alerj, é detido pela Polícia Federal
Foto: Divulgação

Publicidade

Anuncie aqui

Na manhã desta quarta-feira (3), a Polícia Federal (PF) prendeu o deputado estadual Rodrigo Bacellar (União Brasil), que também é presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), durante a Operação Unha e Carne. O parlamentar é suspeito de ter vazado informações confidenciais da Operação Zargun, que resultou na prisão do ex-deputado TH Joias em setembro.

A operação da PF teve como objetivo cumprir um mandado de prisão preventiva, além de oito mandados de busca e apreensão e um mandado de intimação para medidas cautelares, todos expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Até o momento, a defesa de Bacellar e o partido União Brasil não se pronunciaram sobre a situação.

TH Joias, identificado como Thiego Raimundo dos Santos Silva, foi preso sob a acusação de liderar um esquema complexo de lavagem de dinheiro, que envolvia o uso de laranjas, empresas de fachada e operações de câmbio no mercado paralelo. Desde 2021, ele movimentou grandes quantias em dinheiro, tanto em reais quanto em dólares. Segundo o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) e a Polícia Federal, um grupo criminoso associado ao ex-deputado teria movimentado cerca de R$ 140 milhões em um período de cinco anos.