segunda-feira, 22 de dezembro de 2025
Ao vivo
Política

Deputados acionam STF para barrar PL que reduz penas de golpistas

Quatro bancadas da Câmara contestam tramitação apressada do projeto no Senado.

Política2 min de leitura
Deputados acionam STF para barrar PL que reduz penas de golpistas
Foto: Divulgação

Publicidade

Anuncie aqui

Quatro bancadas da Câmara dos Deputados impetraram um mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal (STF) com o objetivo de suspender a tramitação do projeto de lei que propõe a redução das penas para aqueles condenados pela invasão e depredação dos Três Poderes, ocorrida em 8 de janeiro de 2023.

O Projeto de Lei da Dosimetria foi rapidamente aprovado no Senado na quarta-feira (17), após ser apresentado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) pelo relator, senador Espiridião Amin (PP-SC). Após a aprovação na comissão, o texto seguiu para o Plenário, onde recebeu 48 votos favoráveis e 25 contrários.

Os parlamentares que assinam o mandado de segurança, incluindo representantes do PT, PSB, PCdoB e PSOL, alegam que uma emenda aprovada na CCJ foi indevidamente tratada como uma 'emenda de redação', quando, na verdade, altera substancialmente o mérito do projeto ao modificar critérios de execução penal. Segundo o líder do PT, Lindbergh Farias, essa manobra visa evitar que o projeto retorne à Câmara dos Deputados, suprimindo uma etapa essencial do processo legislativo.

Durante as discussões na CCJ, diversos requerimentos foram feitos para adiar a votação ou promover uma audiência pública que permitisse um melhor debate sobre a proposta, mas todos foram rejeitados. Embora os senadores da base governista tenham solicitado um pedido de vista para analisar melhor o projeto, o prazo concedido foi reduzido a apenas quatro horas, em vez dos cinco dias geralmente estipulados. Essa decisão fez com que a apreciação do projeto pudesse ser adiada para 2026, considerando que o ano legislativo encerra nesta quinta-feira (18).