segunda-feira, 22 de dezembro de 2025
Ao vivo
Negócios

Expectativa de chuvas intensas para a virada do ano no Brasil

Previsões indicam precipitações superiores a 100 mm em diversas regiões, com foco especial no Rio Grande do Sul

Negócios2 min de leitura
Expectativa de chuvas intensas para a virada do ano no Brasil
Foto: Divulgação

Publicidade

Anuncie aqui

Imagem de gaborszoke por Pixabay

A previsão do tempo para o fim do ano aponta para um aumento significativo na umidade do solo nas principais áreas produtoras de soja do Brasil, especialmente nas regiões do Centro-Oeste, Sudeste e no Sul do país.

No Matopiba, a necessidade de chuvas persiste, principalmente no centro-norte da Bahia e na parte leste do Piauí, embora a situação geral continue positiva.

Nos próximos dias, as chuvas devem se intensificar no Matopiba, contribuindo para o aumento da umidade do solo. Estados como Mato Grosso, Goiás e Pará receberão precipitações regulares, com volumes entre 50 e 70 milímetros, podendo ultrapassar 100 milímetros nas áreas destacadas nos mapas meteorológicos.

A maior preocupação recai sobre o Rio Grande do Sul, onde entre domingo (21) e terça-feira (22), as previsões indicam chuvas que podem superar os 150 a 200 milímetros em um curto espaço de tempo. Esse volume excessivo pode comprometer o trabalho agrícola e aumentar o risco de lixiviação de nutrientes, especialmente na região oeste do estado.

Durante a semana do Natal, entre 25 e 29 de dezembro, a chuva deve retornar ao Paraná, São Paulo e ao centro-sul de Minas Gerais, com destaque para o Triângulo Mineiro, onde se espera um acumulado de 30 a 40 milímetros, favorecendo o desenvolvimento das lavouras.

O clima úmido no Sudeste seguirá até a virada do ano, com chuvas previstas entre 30 de dezembro e 3 de janeiro em Minas Gerais, Espírito Santo e Paraná, onde os acumulados podem ultrapassar 100 milímetros em cinco dias.

Embora algumas regiões do Matopiba, centro-sul do Pará e Mato Grosso apresentem uma semana mais quente e seca, a boa umidade do solo deve ser mantida. Na virada do ano, o clima favorecerá o manejo do solo e tratos fitossanitários, especialmente no centro-norte do Brasil.