Google apresenta o Gemini 3 Flash — prometendo velocidade semelhante à busca tradicional

Gemini 3 Flash já está disponível globalmente no modo de IA do Google.
A empresa afirma que o novo modelo de inteligência artificial permite que os usuários realizem buscas na web sem perder a velocidade em comparação com a busca convencional.
Nos EUA, o Gemini 3 Pro e o Nano Banana Pro também estão disponíveis no modo de IA.
O Google lançou o Gemini 3 Flash, um modelo de IA que, segundo a companhia, "traz a incrível capacidade de raciocínio do modelo Gemini 3 na rapidez que você espera da Busca".
Disponível mundialmente como parte do modo de IA do Google, se as promessas de velocidade se confirmarem, o Gemini 3 Flash pode se tornar um diferencial importante para as buscas por inteligência artificial.
A empresa afirma que "o desempenho robusto do Gemini 3 Flash em raciocínio, uso de ferramentas e capacidades multimodais permite que o modo de IA responda suas perguntas mais complexas com maior precisão — sem comprometer a velocidade".
Até agora, o modo de IA parecia mais uma novidade do que uma alternativa real ao uso da busca convencional do Google, mas talvez o Gemini 3 Flash possa mudar essa percepção.
Superior à busca tradicional?

O Gemini 3 Flash é completamente gratuito e pode ser acessado diretamente pelo Google.com, utilizando o modo de busca com inteligência artificial.
A empresa garante que esse modelo aprimorado torna o modo de IA "uma ferramenta mais poderosa", capaz de "entender suas necessidades, permitindo que você faça perguntas mais sutis" e, em seguida, "fornecer uma resposta bem estruturada e reflexiva".
Após obter seus resultados rápidos com a busca alimentada por IA, você pode explorar mais clicando em fontes e links úteis da web.
Nos EUA, os usuários também têm acesso a uma expansão do Gemini 3 Pro e ao incrível gerador de imagens de IA, Nano Banana Pro, diretamente no modo de IA — um sinal de que o Google realmente quer que você experimente as buscas por IA.
Ambos os modelos estão disponíveis gratuitamente, mas é necessário ter o Google AI Pro ou Ultra para obter limites de uso mais altos e aproveitar ao máximo o que o Gemini tem a oferecer.
É hora de mudar para o modo de IA?

Como redator sênior de IA da TechRadar, devo ser sincero: não senti necessidade de usar o modo de IA do Google no meu dia a dia.
Dito isso, a empresa promete um motor de busca que oferece resultados incrivelmente rápidos, semelhantes aos que esperamos do buscador que domina a internet há décadas. Se isso se confirmar (ainda não experimentei o Gemini 3 Flash), o modo de IA pode realmente substituir a busca do Google, como a empresa deseja.
Não estou totalmente convencido, especialmente considerando que até mesmo as visões gerais de IA na busca convencional do Google costumam demorar a carregar e, às vezes, são imprecisas. No entanto, se há uma empresa capaz de convencer os usuários a