Google elimina barreiras linguísticas com tradução ao vivo para qualquer fone de ouvido no Android
A compatibilidade com a tradução ao vivo do Google Translate agora se estende a todos os fones de ouvido.

A Google anunciou que as traduções ao vivo estão sendo disponibilizadas para todos os fones de ouvido, atualmente em fase beta nos Estados Unidos, México e Índia, por meio do aplicativo Translate no Android.
Originalmente, a tradução em tempo real estava restrita aos Pixel Buds, mas essa limitação está prestes a mudar. A empresa também destacou planos de expandir essa funcionalidade para outros países e até mesmo para iOS, embora isso só ocorra em 2026.
Em comunicado, a gigante da tecnologia revelou que a atualização mais recente "mantém o tom, ênfase e cadência de cada falante", permitindo traduções mais naturais e precisas, facilitando a identificação de quem disse o quê em uma conversa. No entanto, essa não é a única situação em que as traduções ao vivo podem ser úteis.
Com suporte a mais de 70 idiomas, a Google informa que é possível utilizar as traduções ao vivo em diversas situações, como durante uma palestra ou conferência em outro idioma, ou ao assistir a um filme ou programa de TV que não esteja na sua língua nativa.
A Google continua aprimorando as capacidades do Translate, especialmente com as melhorias do Gemini, que agora traduz gírias, expressões idiomáticas e locais, utilizando o exemplo de "roubar meu brilho".
O comunicado destaca que "é mais fácil do que nunca obter uma tradução mais natural e precisa, em vez de uma tradução literal palavra por palavra. O Gemini interpreta o contexto para fornecer uma tradução útil que capta o verdadeiro significado da expressão idiomática", com a nova funcionalidade iniciando em beta nos EUA e na Índia.
Além disso, o Google Translate oferece uma ferramenta de aprendizado de idiomas, semelhante ao Duolingo, que também está recebendo atualizações significativas.
As ferramentas de aprendizado de idiomas foram aprimoradas com feedback melhorado, fornecendo notas sobre a pronúncia e dicas de como melhorar. Uma nova funcionalidade permite acompanhar o progresso e verificar quantos dias consecutivos você tem estudado.
Por fim, a Google anunciou a expansão dessa ferramenta para 20 novos países, incluindo Alemanha, Índia, Suécia e Taiwan, permitindo que mais usuários tenham acesso a diferentes modelos de aprendizagem. Falantes de inglês agora podem aprimorar seus conhecimentos em alemão e português, enquanto falantes de bengali, mandarim (simplificado), holandês, alemão, hindi, italiano, romeno e sueco podem aprender inglês, avançando lentamente em direção ao nível do Duolingo.