segunda-feira, 22 de dezembro de 2025
Ao vivo
Política

Governo Federal se opõe à manutenção da escala 6x1 na Câmara dos Deputados

Ministros reafirmam a necessidade de redução da jornada de trabalho e do fim da escala de trabalho 6x1.

Política2 min de leitura
Governo Federal se opõe à manutenção da escala 6x1 na Câmara dos Deputados
Foto: Divulgação

Publicidade

Anuncie aqui

Na tarde desta terça-feira (2), ministros do governo federal manifestaram sua oposição ao parecer do deputado Luiz Gastão (PSD-CE), que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, mantendo a escala de trabalho 6x1. A votação do texto está marcada para esta quarta-feira (3) em uma subcomissão da Câmara dos Deputados, e, caso aprovado, seguirá para análise na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, destacou a posição do governo em favor do fim da escala 6x1, enfatizando a importância da qualidade de vida dos trabalhadores. "Não adianta só reduzir a jornada, é necessário também que os trabalhadores tenham um tempo para resolver os seus problemas, tempo de lazer, tempo de cuidar da sua família", afirmou Gleisi em entrevista.

Ela foi acompanhada por Guilherme Boulos, ministro da Secretaria-Geral da Presidência, e outros parlamentares que defendem a proposta de emenda à Constituição sobre o tema. Boulos expressou surpresa com o relatório da subcomissão e reiterou o compromisso do governo em lutar pela eliminação da escala 6x1, sem redução salarial.

A questão da jornada de trabalho e a escala 6x1 são temas centrais nas pautas da esquerda brasileira, com o governo de Lula já criticando o modelo atual e chamando à discussão aprofundada sobre o assunto.