Haddad pode deixar a Fazenda antes de abril e prepara sucessor
Ministro avalia saída antecipada e prepara Dario Durigan para assumir o cargo.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, está considerando a possibilidade de deixar o governo Lula antes do prazo estipulado para desincompatibilização, previsto para abril. Informações de três assessores do presidente, que pediram anonimato, indicam que Haddad pode sair já em fevereiro, com o intuito de acompanhar a implementação da isenção do Imposto de Renda para salários de até R$ 5.000, cuja vigência começa em janeiro.
Haddad confirmou à coluna Painel que sua saída é iminente, mas não especificou uma data exata, afirmando apenas que deve ocorrer um pouco antes de março. O secretário-executivo Dario Durigan, que tem sido um importante articulador político da Fazenda, está sendo preparado para assumir o cargo. Durigan, que ocupa o posto desde junho de 2023, tem estreito contato com parlamentares e com o Palácio do Planalto, especialmente em questões fiscais.
Embora o ministro tenha descartado a intenção de concorrer ao governo de São Paulo ou ao Senado, ele se mostrou disposto a ajudar na coordenação da campanha de Lula, além de contribuir na formulação do programa de governo. Internamente, Haddad tem expressado a sensação de dever cumprido após quase três anos à frente da Fazenda, tendo apresentado ao presidente uma lista de conquistas durante sua gestão.
Petistas afirmam que Haddad poderia ser considerado para o cargo de Casa Civil, atualmente ocupado por Rui Costa. O presidente Lula, por sua vez, destacou que o Brasil tem ampliado sua presença no mercado internacional enquanto continua a abastecer a demanda interna.