segunda-feira, 22 de dezembro de 2025
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Investir em uma habilidade simples em The Witcher 3 melhorou muito meu retorno ao jogo de 10 anos — e precisa estar em The Witcher 4

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Investir em uma habilidade simples em The Witcher 3 melhorou muito meu retorno ao jogo de 10 anos — e precisa estar em The Witcher 4
Foto: Divulgação

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Recentemente, retomei _The Witcher 3: Wild Hunt_ como meu jogo de Natal, e a experiência tem se mostrado tão excelente, se não melhor, após quase uma década sem jogar.

As mais de 200 horas que dediquei ao game no PS4 parecem insignificantes agora, e essa volta tem sido tão revigorante quanto qualquer reencontro com um jogo favorito pode ser. É uma alegria explorar as paisagens de Skellige, absorvendo a atmosfera, o clima e a trilha sonora; é emocionante reviver missões como a do Bloody Baron; e é sombriamente prazeroso mergulhar na miséria da guerra e na política que a cerca.

No entanto, esta jogatina, que celebra o décimo aniversário e foi inspirada em um concerto de The Witcher, foi significativamente aprimorada por um investimento em uma habilidade que ignorei na primeira vez: Delusão, uma das primeiras habilidades da linha de sinais Axii.

Essa habilidade é tão impactante e efetiva que espero - quiçá até suponho - que Ciri a tenha em _The Witcher 4_, uma vez que é fundamental para Geralt em sua nova aventura. Vamos entender melhor.

Provavelmente perdi essa habilidade na minha primeira jogada há dez anos, pois estava muito focado em criar um Geralt robusto e poderoso, deixando os sinais de lado. Além disso, como Delusão não é especialmente útil em combate, provavelmente a descartei em favor de outra habilidade que aumentasse meu poder de ataque.

É evidente que usar uma Delusão totalmente aprimorada desde o início do jogo altera muitos desfechos, diálogos e eventos. Tenho memória confiável e sei que não tive todas essas conversas ou situações na minha primeira jogatina.

É ainda mais surpreendente que eu não a tenha utilizado antes, já que é uma habilidade que pode ser ativada e esquecida - e, considerando a interface de _The Witcher 3_, prefiro evitar trocas constantes de habilidades. Ninguém tem tempo para isso. É possível até (provavelmente) utilizá-la com apenas um ponto investido por um bom tempo, se precisar alocar pontos em outras habilidades.

Essa habilidade é extremamente útil, pois ajuda a evitar derramamento de sangue desnecessário e combates, que a vida no Continente e em Skellige podem fazer sem dúvida alguma. Ela se encaixa perfeitamente em um Geralt mais pacífico do que combativo, permitindo que você evite usar a espada com tanta frequência. Além disso, estou mais maduro e menos explosivo agora do que há dez anos, e acredito que meu Geralt também tenha evoluído.

Essa habilidade ainda me ajudou a ganhar muitos pontos de experiência de forma mais rápida e antecipada no jogo, já que cada uso em uma conversa - mesmo que falhe - concede 40 pontos de EXP quando totalmente aprimorada. Portanto, tem implicações práticas para o progresso, além de enriquecer a narrativa e a abordagem de Geralt como solucionador de problemas.

Sei que isso não é algo revolucionário - na verdade, é uma mecânica simples do jogo que também é uma habilidade central de The Witcher; Ciri certamente precisará ter isso em _The Witcher 4_.

Quero ver Ciri usando sua habilidade de maneira poética com camponeses furiosos ou nobres arrogantes que não querem ouvir razão, ou até mesmo com pessoas exaltadas que, através de um gesto, entregar