segunda-feira, 22 de dezembro de 2025
Ao vivo
Economia

Lula comemora retirada de sobretaxa dos EUA, mas pede mais avanços

Presidente destaca importância do diálogo e da diplomacia nas relações comerciais entre Brasil e Estados Unidos

Economia2 min de leitura
Lula comemora retirada de sobretaxa dos EUA, mas pede mais avanços
Foto: Divulgação

Publicidade

Anuncie aqui

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva considerou, na quinta-feira, 20, a decisão do governo dos Estados Unidos de retirar a sobretaxa de 40% sobre alguns produtos brasileiros como uma "vitória do diálogo, da diplomacia e do bom senso". Lula afirmou que essa medida representa um "passo na direção certa", mas enfatizou a necessidade de "avançar ainda mais".

Em suas declarações, Lula ressaltou o papel fundamental do diálogo que manteve com o presidente Donald Trump e a atuação das equipes de negociação, que incluem o vice-presidente Geraldo Alckmin e os ministros Fernando Haddad e Mauro Vieira. Ele acredita que esses esforços possibilitaram avanços significativos nas relações comerciais.

O presidente também mencionou que continuará o diálogo com Trump, sempre defendendo a soberania e os interesses dos trabalhadores, da agricultura e da indústria brasileira. "A decisão dos EUA é muito importante para a relação civilizada que deve existir entre Brasil e Estados Unidos", disse Lula, que ainda expressou o desejo de que Trump visite o Brasil, assim como espera ser convidado para ir a Washington para resolver quaisquer questões comerciais pendentes.

O vídeo em que Lula fez essas declarações foi gravado ao lado de Haddad e Alckmin, que destacaram que a conversa entre Lula e Trump abriu uma nova oportunidade de entendimento. Alckmin apontou que os avanços podem resultar em mais empregos, desenvolvimento e comércio exterior. Haddad, por sua vez, demonstrou confiança de que o bom senso prevalecerá nas negociações, dada a disposição de Lula para o diálogo.

Lula ainda fez referência direta a Trump, afirmando que só o agradeceria integralmente quando todos os acordos estivessem firmados. "Se em apenas duas conversas já atingimos tanto, com três ou quatro podemos garantir uma convivência harmoniosa entre Brasil e EUA", concluiu. Vale lembrar que a lista de produtos beneficiados inclui carne, café e mais de 200 itens agrícolas e de pecuária, além de fertilizantes à base de amônia.