segunda-feira, 22 de dezembro de 2025
Ao vivo
Política

Lula destaca redução da pobreza ligada à inflação baixa e aumento salarial

Presidente comemorou avanços econômicos durante visita ao polo automotivo no Ceará

Política2 min de leitura
Lula destaca redução da pobreza ligada à inflação baixa e aumento salarial
Foto: Divulgação

Publicidade

Anuncie aqui

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva enfatizou, nesta quarta-feira (3), a queda da pobreza e da extrema pobreza no Brasil, conforme dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em sua fala, Lula atribuiu essa melhora ao aumento da circulação de dinheiro entre os trabalhadores, resultado da redução dos preços e do crescimento dos salários.

“Hoje temos a menor inflação acumulada em quatro anos, o maior aumento do salário mínimo e da massa salarial do país, além do menor índice de desemprego da história”, destacou Lula durante sua visita ao polo automotivo da General Motors em Horizonte, Ceará. Ele acrescentou que, atualmente, o Brasil apresenta o menor índice de pobreza em 525 anos de história.

Durante o evento, que marcou o início da produção de veículos elétricos pela GM no Brasil, o presidente também mencionou a isenção do Imposto de Renda para rendimentos de até R$ 5 mil, que passará a valer em janeiro, ressaltando o crescimento econômico superior a 3% desde 2023.

“É necessário que todos participem da riqueza gerada. Por isso, promovemos a redução do Imposto de Renda, pois no Brasil os ricos pagam proporcionalmente menos que os pobres”, observou.

Lula fez questão de ressaltar que o Brasil já possui 53% de sua matriz energética composta por fontes renováveis, enquanto nações desenvolvidas almejam atingir 40% até 2050. “A importância do carro elétrico e a escolha da GM de se instalar aqui mostram que nosso país não deve nada a ninguém”, afirmou.

O vice-presidente Geraldo Alckmin, responsável pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, também comentou sobre a reabertura da fábrica, dizendo que isso reforça a cadeia automotiva nacional e promove a mobilidade sustentável no país. Ele ainda lembrou que esta é a terceira fábrica automobilística reaberta pelo presidente Lula, que inicialmente enfrentou uma crise no setor.

No início do dia, Lula havia participado de um evento em Fortaleza, onde entregou novas carteiras nacionais de docentes a professores do estado e autorizou a terceira fase das obras do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) no Ceará, com um investimento de R$ 181,3 milhões.