Microsoft intensifica esforços para impedir downloads do Google Chrome através do Edge

A Microsoft está adotando uma abordagem mais rigorosa para tentar impedir que usuários do Windows 11 façam o download do Google Chrome. Um novo pop-up está sendo exibido para alguns usuários do Edge, o navegador concorrente da empresa, com a intenção de persuadi-los a continuar utilizando seu produto, destacando suas funcionalidades de segurança.
De acordo com o Windows Report, um novo banner foi adicionado para alguns usuários do Edge ao acessarem a página de download do Chrome. A mensagem sugere que os usuários podem “Proteger sua privacidade e segurança com o Microsoft Edge”, ressaltando características como navegação privada, monitoramento de senhas e defesa contra ameaças avançadas como motivos para preferir o Edge.
Clicando no botão ‘Navegar com segurança agora’, o Edge redireciona para uma página do site da Microsoft que fornece mais detalhes sobre as funcionalidades de segurança do navegador.
Velho jogo, novas regras
Esta não é a primeira vez que a Microsoft utiliza táticas desse tipo para tentar convencer os usuários a ficarem com o Edge. Muitos usuários que adquirem um novo PC com Windows 11 costumam abrir o Edge apenas para baixar o Chrome. Apesar do Edge vir pré-instalado, ele continua sendo um navegador pouco apreciado, e recentemente foi reportado que ele perdeu usuários, detendo apenas 10,37% do mercado de navegadores, em comparação com os 73,81% do Chrome.
Isso é claramente frustrante para a Microsoft, que, para ser justa, tem se esforçado para melhorar o Edge, razão pela qual está investindo nessa nova estratégia para manter os usuários. O que se destaca na mais recente abordagem é a ênfase na segurança online, sugerindo que permanecer com o Edge pode aumentar a proteção dos usuários.
Embora não concorde com suas táticas, entendo a lógica da mudança de foco. Mensagens anteriores comparavam o Edge ao Chrome e ressaltavam que ambos utilizam o mesmo motor de navegação Chromium. Contudo, poucos usuários comuns se importam com motores de navegação, e tentar conquistar usuários destacando semelhanças com um concorrente não é uma maneira empolgante de vender um produto.
A segurança online é uma preocupação muito maior para muitas pessoas, por isso vejo sentido nessa mudança de abordagem. No entanto, isso será suficiente para reverter a tendência de usuários do Windows 11 que optam pelo Chrome em vez do Edge? Não creio.
A única vez que quero que a Microsoft imite a Apple
Tenho ficado cada vez mais frustrado com as tentativas da Microsoft de me impedir de usar o Chrome no meu laptop com Windows 11. Embora o Chrome não seja perfeito e eu tenha minhas próprias reservas sobre a Google, há razões pelas quais eu (e milhões de outros) preferimos usar o Chrome em vez de outros navegadores.
Assim, quando abro o Edge em um novo PC ou após uma instalação limpa do Windows 11 e digito ‘Chrome’ no Bing, não é um erro. Não aprecio que a Microsoft coloque um grande banner que diz ‘Tudo que você precisa está aqui’, alegando que ‘o Microsoft Edge utiliza a mesma tecnologia que o