segunda-feira, 22 de dezembro de 2025
Ao vivo
Tecnologia

Nvidia pode reduzir drasticamente a produção de suas GPUs RTX 5000 em 2026

Tecnologia2 min de leitura
Nvidia pode reduzir drasticamente a produção de suas GPUs RTX 5000 em 2026
Foto: Divulgação

Publicidade

Anuncie aqui

A Nvidia está supostamente prestes a diminuir a produção dos modelos RTX 5000, com uma redução estimada entre 30% e 40% na oferta durante o primeiro semestre de 2026, em comparação ao mesmo período de 2025.

Segundo informações de um artigo do site chinês Benchlife, que foram destacadas pelo OC3D, a redução significativa na oferta se deve a problemas relacionados ao suprimento e aumento dos preços da VRAM (memória de vídeo), que fazem parte da atual crise de memória.

Embora seja importante manter um certo ceticismo em relação a essas informações, já que a fonte não é sempre confiável, há indícios que sugerem que a Nvidia pode priorizar a produção de placas gráficas voltadas para inteligência artificial, que são muito mais lucrativas, em detrimento das GPUs para jogos.

Além disso, rumores indicam que a Nvidia poderia deixar de fornecer VRAM junto com seus chips de GPU, afetando a disponibilidade de gráficos Blackwell no mercado. A empresa também estaria considerando descontinuar algumas GPUs de baixo a médio desempenho que consomem uma quantidade desproporcional de VRAM em relação ao seu preço.

Fontes dentro da cadeia de suprimentos afirmam que a Nvidia pode ajustar inicialmente a oferta de duas placas gráficas Blackwell específicas: a GeForce RTX 5070 Ti e a RTX 5060 Ti, ambas com 16GB de VRAM. Essa decisão parece razoável, considerando os rumores sobre a quantidade excessiva de VRAM em relação ao preço.

Esse cenário levanta dúvidas sobre a viabilidade dos rumores de um possível refresco na linha RTX 5000 Super, que deveria contar com mais VRAM. Embora tenha sido sugerido que esses novos produtos poderiam ser cancelados, a maioria das especulações aponta para um adiamento, possivelmente até o final de 2026, devido à crise atual com a RAM.