segunda-feira, 22 de dezembro de 2025
Ao vivo
Tecnologia

OpenAI anuncia contratação de George Osborne para liderar expansão global do centro de dados Stargate

Tecnologia2 min de leitura
OpenAI anuncia contratação de George Osborne para liderar expansão global do centro de dados Stargate
Foto: Divulgação

Publicidade

Anuncie aqui

A OpenAI designou George Osborne como Diretor-Geral e Head of OpenAI for Countries, um cargo que o colocará à frente da expansão do centro de dados Stargate fora dos Estados Unidos.

Entre suas responsabilidades, Osborne também ajudará governos na adoção e implementação das ferramentas da OpenAI, além de expandir parcerias governamentais e contribuir para a infraestrutura de IA e casos de uso em serviços públicos.

A expansão 'for Countries' foi integrada ao Projeto Stargate em maio de 2025, em resposta à demanda de vários países que solicitaram ajuda da OpenAI para construir uma infraestrutura nacional de IA no estilo Stargate.

O projeto Stargate teve seu início em um campus em Abilene, Texas, com outros locais nos Estados Unidos já planejados. A iniciativa 'for Countries' visa ajudar na construção de uma infraestrutura segura e soberana, oferecendo experiências personalizadas do ChatGPT em relação a língua e cultura.

Quando foi lançado, o OpenAI for Countries tinha como meta trabalhar com 10 países na primeira fase antes de se expandir.

Osborne assumirá o cargo em janeiro de 2026, supervisionando a expansão global do programa da empresa e é esperado que represente a criadora do ChatGPT no Fórum Econômico Mundial em Davos no próximo mês, conforme reportado pela Reuters.

Além de sua passagem de seis anos como Chanceler do Tesouro entre 2010 e 2016, e de cinco anos como Chanceler Sombra antes disso, Osborne também ocupou cargos no banco de investimento Evercore, no Museu Britânico e na Coinbase.

A contratação de uma figura política de destaque pela OpenAI destaca o compromisso da empresa em aprofundar seus laços com agências governamentais, à medida que busca levar a IA à disposição de agências federais globalmente.

“Em minhas conversas com Sam Altman, Brad Lightcap e outros colegas seniores, é claro que eles são líderes excepcionalmente impressionantes e que se importam profundamente com sua missão de garantir que o poder da inteligência artificial seja desenvolvido de forma responsável, e que os benefícios sejam sentidos por todos”, escreveu Osborne em um post no X.