segunda-feira, 22 de dezembro de 2025
Ao vivo
Economia

Produção industrial registra leve alta de 0,1% em outubro

Economia2 min de leitura

Publicidade

Anuncie aqui

Em outubro de 2025, a produção industrial no Brasil apresentou uma variação positiva de 0,1% em comparação a setembro, de acordo com dados com ajuste sazonal. No entanto, quando comparada a outubro de 2024, houve uma diminuição de 0,5%. No acumulado do ano, o crescimento foi de 0,8%, enquanto nos últimos 12 meses, o aumento foi de 0,9%.

No comparativo entre setembro e outubro de 2025, três das quatro grandes categorias econômicas e 12 dos 25 setores industriais analisados mostraram crescimento. Destaca-se a indústria extrativa, que teve um crescimento de 3,6%, após dois meses seguidos de resultados negativos. Outros setores que contribuíram positivamente foram produtos alimentícios (0,9%), veículos automotores, reboques e carrocerias (2,0%), produtos químicos (1,3%), equipamentos de informática e produtos eletrônicos (4,1%) e confecção de roupas e acessórios (3,8%).

Por outro lado, entre as 13 atividades que apresentaram queda na produção, os setores de coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (-3,9%) e produtos farmacêuticos (-10,8%) foram os que mais impactaram o resultado médio da indústria.

Na comparação com outubro de 2024, a produção industrial caiu 0,5%, com resultados negativos em 3 das 4 grandes categorias econômicas. As principais influências negativas foram observadas nos setores de coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (-10,7%) e veículos automotores (-8,4%). Entretanto, as indústrias extrativas (10,1%) e de produtos alimentícios (5,3%) se destacaram com crescimento em relação ao ano passado.

No acumulado de janeiro a outubro de 2025, a indústria cresce 0,8%, com resultados positivos em diversas categorias, sendo as indústrias extrativas e máquinas e equipamentos as que mais contribuíram para este avanço.