segunda-feira, 22 de dezembro de 2025
Ao vivo
Política

Rodrigo Bacellar solicita licença do mandato na Alerj até 2026

Deputado se afasta temporariamente para tratar de assuntos pessoais, segundo sua assessoria.

Política2 min de leitura
Rodrigo Bacellar solicita licença do mandato na Alerj até 2026
Foto: Divulgação

Publicidade

Anuncie aqui

RIO DE JANEIRO, RJ - O deputado estadual Rodrigo Bacellar (União) pediu nesta quarta-feira (10) uma licença de dez dias de seu mandato na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). A solicitação ocorre em meio a um afastamento imposto pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que o afastou da presidência da Casa, mas não do cargo de deputado.

A licença, que vai até 19 de dezembro, coincide com o encerramento do ano legislativo na Alerj, programado para o dia 18. Com isso, Bacellar só deve retornar ao exercício de suas funções em 2026.

Conforme informado pela assessoria do parlamentar, a razão para a licença é para tratar de 'assuntos de caráter particular', sem especificar quais seriam.

Rodrigo Bacellar foi preso na quarta-feira (3) pela Polícia Federal, em uma ação determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, devido a suspeitas de sua ligação com o vazamento de informações relacionadas à operação que prendeu o ex-deputado TH Joias em setembro. Mensagens trocadas entre Bacellar e TH na véspera da operação levantaram suspeitas sobre sua conduta.

A defesa do deputado nega qualquer envolvimento com o vazamento mencionado. Na segunda-feira (8), a Alerj decidiu pela libertação de Bacellar, mas Moraes impôs medidas cautelares, incluindo o uso de tornozeleira eletrônica. O deputado permanece afastado da presidência da Alerj até que as investigações sejam concluídas.