Santa Catarina proíbe importação de tilápia devido a riscos sanitários

Tilápias | Imagem: Reprodução/ Canal Rural
A importação de tilápia originária do Vietnã está proibida em Santa Catarina. A decisão, publicada no Diário Oficial do estado nesta quarta-feira (17), visa prevenir a entrada do vírus Tilapia Lake Virus (TilV), que apresenta alto potencial de contágio entre os peixes. A medida foi assinada pelo secretário executivo de Aquicultura e Pesca, Tiago Bolan Frigo.
O documento também menciona um despacho do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), que já havia ordenado a suspensão da importação da tilápia do Vietnã devido aos mesmos riscos sanitários. Apesar disso, as importações do país asiático foram retomadas em abril deste ano a nível federal.
A secretaria estadual argumenta que a proibição foi implementada antes da revisão formal dos protocolos sanitários e da Análise de Risco de Importação, que é essencial para avaliar os riscos da doença. Além disso, um contêiner com tilápia entrou no estado antes da finalização dessa análise, o que vai contra as orientações do Mapa.
A portaria estabelece a proibição da entrada e comercialização do pescado em diversas formas, incluindo fresco, congelado, inteiro, em postas ou filés, para consumo humano, alimentação animal ou processamento industrial. Os estabelecimentos que manipulam esses produtos devem identificar e separar os lotes, suspender as vendas e manter registros por um período de 12 meses.
A fiscalização ficará sob responsabilidade da Cidasc, das vigilâncias sanitárias e dos órgãos de defesa do consumidor. O governo estadual justifica a decisão pela importância da cadeia produtiva da tilápia em Santa Catarina e pelas experiências passadas com a introdução de doenças, como a do vírus da mancha branca, que prejudicou a carcinicultura.