Sojicultores adotam práticas que contribuem para a recuperação de mananciais


Reprodução Canal Rural
No estado de Mato Grosso, que se destaca na produção de soja no Brasil, a Expedição Soja Brasil visitou propriedades que se comprometem com a preservação dos recursos hídricos e a sustentabilidade.
Em Campo Verde, o agricultor Thiago Minuzi exemplifica a importância da conservação da água e do meio ambiente, uma tradição familiar que remonta à década de 1960. A propriedade foi desenvolvida com respeito às matas ciliares e nascentes.
Da mesma forma, em Jaciara, Alberto Chiapinotto, um produtor experiente, enfatiza que a preservação ambiental é fundamental na prática agrícola, com um foco constante nas margens de rios e fontes de água.
As práticas sustentáveis incluem o uso racional de insumos, adequado manejo de resíduos, reaproveitamento de materiais, plantio direto na palha e rotação de culturas, que garantem maior disponibilidade de água e sustentabilidade.
No estado, também foi criado o projeto Guardião das Águas, que já identificou mais de 105 mil nascentes em 56 municípios, com 95% delas em bom estado de conservação.
Os agricultores ressaltam que a proteção ambiental se alinha a uma legislação rigorosa, colocando o Brasil como exemplo na conservação de mananciais e florestas. Eles defendem que é possível cultivar soja em larga escala sem comprometer o meio ambiente, assegurando a produção de alimentos e a preservação para as futuras gerações.