Trump defende tarifas como estratégia econômica
O presidente dos EUA considera as tarifas essenciais para recuperar a economia americana.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reiterou sua defesa do uso de tarifas durante um discurso realizado na quarta-feira, 17. Ele chamou as tarifas de sua 'palavra favorita' e afirmou que essa política é fundamental para corrigir décadas de exploração da economia americana por outros países.
Trump destacou que as tarifas comerciais têm incentivado empresas a reestabelecer a produção nos EUA, uma vez que a fabricação em solo americano as isenta dessas taxas. 'As empresas sabem que, se construírem na América, não pagam tarifas, e é por isso que estão voltando', declarou o presidente, enquanto avaliava seu primeiro ano de segundo mandato em um pronunciamento transmitido pela Casa Branca.
No mesmo discurso, Trump criticou as seguradoras de saúde e defendeu que os recursos sejam direcionados às pessoas para facilitar a compra de planos de saúde. Ele acredita que essa abordagem aumentaria o acesso e ajudaria a diminuir os custos.
Além disso, Trump afirmou ter negociado com empresas farmacêuticas e governos estrangeiros para a redução dos preços dos medicamentos, informando que em alguns casos os cortes podem chegar a até 61%. 'Pela primeira vez, os preços dos medicamentos vão cair, e cair muito', assegurou, embora não tenha especificado quais produtos seriam impactados ou a extensão das medidas.